top of page
Buscar

LOGOMARCA

Caso não saiba, para empresa, a marca é a identidade, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. E a logomarca que é o desenho, o símbolo ou até mesmo um ícone que representa a marca graficamente. É ela que vai traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de seus benefícios sobre a concorrência são alguns dos fatores essenciais para repensar uma marca ou criar ela.



Logomarca como ela é formada


No geral a logomarca é formada por um nome e também por um símbolo. Para criação de marca, as pesquisas de mercado e de público-alvo são fontes de criação. Pois, permitem que ela ganhe uma identidade e seja assim a tradução da imagem da sua empresa.


Algumas empresas optam também pelo slogan, que se trata de uma frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem aos futuros consumidores. O slogan deverá ser curto, que seja fácil de memorizar e pode ser modificado, mas, não com frequência, e sempre siga fielmente o posicionamento da empresa. Um bom exemplo disso, foi um slogan que foi criado na década de1930 e que resiste até nos dias de hoje, que é: A propaganda é a alma do negócio!


A sua marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade que são conquistadas ao longo dos anos. Saiba que uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não tenha registrado a marca que é pretendida e tenha que mudar posteriormente por já existir outra empresa com o mesmo nome.


Então é por esta razão, que ao criar a sua marca, é importante fazer uma pesquisa para saber se já alguma semelhante, pois, caso não encontre, registrá-la. Você pode fazer isso diretamente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.


Criação de logomarca na internet veja como fazer


Saiba que é muito importante atentar para a identidade de sua empresa na internet. Mesmo que você ainda não tenha uma página na internet, mas, a criação de uma página na internet irá depender do seu público-alvo e também do tipo de negócio. E se os seus clientes têm o hábito de acessar internet, talvez isso seja interessante para o seu negócio.


E ao elaborar a logomarca, sempre leve em consideração o seu posicionamento de mercado e não esqueça que ela deve ser usada por um bom tempo. Pois, não se deve mudar a logomarca, pois, ela deverá perdurar para beneficiar as estratégias de consolidação de marca da sua empresa.


Algumas empresas frente as mudanças do mercado utilizam, kit marca, consultoria de gestão de marca, de acordo com o seu mercado, porém, sem mudar, o conceito da marca. O que faz a sua marca valer muito é a conquista da confiança do consumidor.


Saiba como construir uma marca


  • Faça uma pesquisa sobre o público-alvo e também os concorrentes;

  • Escolha o foco e a personalidade da empresa;

  • Escolha o nome que irá dar a empresa;

  • Crie um slogan;

  • Escolha as cores e as fontes;

  • Crie uma logomarca e um logotipo

Comments


bottom of page