top of page
Buscar

Aposte na embalagem como ferramenta de marketing

Atualizado: 9 de jun. de 2022

Saiba como a embalagem tem papel fundamental no desempenho de um produto


Há alguns anos a embalagem tinham o único propósito de proteger, conter e adequar o transporte do produto. Não podemos negar que isto ainda é extremamente importante e fundamental para mantê-lo seguro e ao mesmo tempo preservar a qualidade da mercadoria. No entanto, atualmente deve se pensar e dedicar uma atenção a mais em sua aparência, principalmente porque faz toda diferença para os consumidores.


Em uma era onde tudo está voltado para as redes sociais não basta apenas oferecer um produto de qualidade. Já ouviu aquela frase: Não julgue um livro pela capa? Infelizmente para as embalagens isto não se aplica, e se a mesma não for bem elaborada ela não terá apenas as críticas do consumidor que a adquiriu, e sim, de toda uma rede de pessoas que irão ver os comentários negativos na internet.


Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicada recentemente mostrou que 75% das empresas que souberam investir em design tiveram um aumento exponencial nas vendas de seus produtos. E o melhor, não houve rejeição após a melhoria do visual de suas embalagens. Incrível não é mesmo?


Abaixo está algumas informações e dicas sobre como despertar o interesse do cliente investindo no design e aprimoramento da embalagem.


Conexão entre o consumidor e sua marca

Alguns cuidados devem ser tomados para que a forma como um produto é lançado no mercado seja eficiente e atinja os consumidores em potencial. Desse modo, os futuros clientes terão um primeiro contato visual e com isso decidirá se irá efetuar a compra.

É preciso que tudo esteja bem elaborado pois o cliente checa uma série de requisitos que são definitivos na hora de optar por um produto, uma determinada empresa ou no seu concorrente. Entre eles estão: a funcionalidade, praticidade, facilidade de uso, segurança e conforto.

Comunicação e marketing

Passar a identidade da organização é algo fundamental, e o marketing é uma das melhores ferramentas para realizar essa construção visual. Itens como cores, símbolos, impressões e informações se utilizados corretamente farão com que o cliente reestabeleça o contato com a empresa e se torne um consumidor assíduo.


Competitividade do produto

Certamente os produtos possuem diversos concorrentes no mercado onde está inserido, e isso não é algo ruim. Se o produto é similar e os preços estão na mesma margem, cabe a empresa se destacar com sua embalagem.

A embalagem correta pode despertar muitas sensações em seus potenciais consumidores. Desse modo é necessário que mesma seja elaborada com intuito de chamar a atenção do público-alvo, por isso ouse.


A qualidade do material

Não é fácil se destacar, mas com empenho, investimento e a utilização de um bom design dificilmente vai dar errado. Além disso, é necessário trabalhar duro, respeitar a proposta do produto e se possível adicionar um “q” de novidade para obter destaque entre as ofertas dos concorrentes.


Interatividade

Uma boa sugestão para diferenciar a embalagem do produto é apostar em algum tipo interatividade. Em um mundo globalizado e extremamente conectado não se pode ignorar o poder da internet, das redes sociais e principalmente da tecnologia. Algumas empresas acrescentam em suas embalagens figuras interativas ou até mesmo jogos que podem ser acessados através de QR code. E sem dúvida iniciativas como essa certamente desperta o interesse do cliente e o mais importante, o fideliza.

As pessoas estão cada vez mais exigentes, informadas e atentas. Desta forma, é imprescindível que as empresas não se acomodem e estejam sempre em alerta afim de oferecer novidades aos seus consumidores. Pois se uma empresa não oferecer certamente outra irá.




bottom of page