O Brand Book de uma empresa é uma excelente maneira de nivelar os esforços de Marketing e garantir que a marca fique gravada na mente dos clientes. Como é complexo se comunicar no meio digital, possuir um manual ajuda a diminuir os problemas e assegurar melhores resultados.
Ter um brand book é fundamental para a empresa, pois nele se encontram a descrição das suas diretrizes, possibilitando que todas as áreas e pontos de contato consigam manter a identidade verbal e visual da marca.
Continue conosco neste artigo para aprender mais sobre o brand book e como ele pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso.
O que é um brand book?
Chamamos de Brand Book o manual da marca, que abrange todos os aspectos relevantes que a compõem. É considerado um documento que materializa a concepção da empresa em um conjunto de práticas que ajudam a determinar a unicidade da companhia.
Assim, é um manual geral, que contém elementos da missão e valores da empresa, além de sua forma de apresentação visual.
O objetivo do Brand Book é compartilhar informações relevantes acerca da marca. Isso pode ser feito através de comunicação ao público geral ou de uma maneira mais restrita, para prestadores de serviços e funcionários.
Elementos do brand book
Cada brand book é criado conforme as necessidades da empresa, contendo elementos importantes em seu contexto.
No entanto, alguns itens costumam aparecer nos brand books de grande parte das empresas atuantes no mercado.
Confira abaixo quais são:
● Paleta de cores;
● Missão;
● Visão;
● Valores;
● Pilares;
● Prioridade de cores;
● Tipografia;
● Cultura organizacional;
● Código de conduta;
● Tom de voz.
Quando novos colaboradores integram o quadro de funcionários da empresa, é preciso que recebam a documentação.
Além disso, o brand book deve ser consultado sempre que surgir a necessidade.
E cabe dizer ainda que um brand book deve ser atualizado com frequência, adicionando todas as atualizações que ocorreram na marca ao longo do tempo.
Como o brand book pode ajudar o seu negócio
Um Brand Book agiliza os processos internos. Com ele, os novos colaboradores não precisarão passar por um longo processo de treinamento, nem perguntar o tempo todo sobre a empresa.
Para obter respostas é possível, simplesmente, acessar o documento online e acabar com todas as dúvidas em apenas alguns cliques, tendo o trabalho otimizado e a produtividade aumentada.
O manual da marca é importante e vantajoso por possibilitar o trabalho em equipe de uma maneira saudável, com menos dificuldades. Ele ajuda na democratização da informação e também, facilita seu acesso e compartilhamento.
O Brand Book é um documento fundamental para ajudar a aperfeiçoar a comunicação da empresa. Com ele, a equipe consegue unificar as práticas recomendadas e a forma de apresentar a empresa, gerando um posicionamento forte na mente dos consumidores e facilitando a fidelização.
Como vimos, o brand book é um documento fundamental para a empresa, se moldando à medida que a organização cresce e as estratégias ganham novos sentidos.
Sua empresa está precisando de uma consultoria de marketing eficiente e preparada para ajudar seu negócio a decolar rumo ao sucesso? Então venha para a Dmais1!
Entre em contato conosco pelo site ou telefone e peça seu orçamento:
11- 97633-0776
תגובות