Se você lê agora este artigo, é porque, certamente, deve ter apanhado na hora de bolar um bom texto para o “Quem Somos” da sua empresa, não é mesmo?
Fique tranquilo! Nas próximas linhas você terá algumas dicas para elaborá-lo de forma simples, fácil e eficaz. Continue conosco!
Chamado também de “Sobre” e “A empresa”, o “Quem Somos” é o cartão de visita do seu negócio e a linha de frente do conteúdo do seu site. Sabe por quê? Porque é nele que o seu público de interesse vai primeiramente navegar para buscar definições que o ajudem a compreender de bate-pronto o que é a sua empresa e se é isso que ele procura.
Ao não conquistar esse entendimento de maneira rápida, o internauta se manda e volta para o site de busca para encontrar outra empresa que consiga explicar claramente o que faz. Pessoas de um mundo cada vez mais imediatista são assim: não gostam de perder tempo, muito menos com decifrações textuais.
Então, vamos as seis dicas e arrase!
Técnica do lide: lide é uma técnica usada em textos jornalísticos que relata informações principais na abertura da matéria. Podemos pegá-la emprestada e adaptá-la ao seu “Quem Somos”. Para isso, responda em seu texto as seguintes perguntas: O que é a empresa?; Para quem ela desenvolve seus produtos ou serviços?; Por que ela faz isso?; Desde quando ela atua?Como ela faz?; Quem são os profissionais que fazem? Região onde atua?
Estrutura redacional: organize todo o conteúdo de texto em 15 linhas, sendo 3 ou 4 parágrafos no máximo. É importante que você redija da informação mais relevante para a menos relevante (técnica jornalística da pirâmide invertida), sempre de acordo com a perspectiva do seu futuro cliente.
Estilo: aqui é preciso que você encontre o seu e que ele seja uma combinação entre slogan, mote, imagens presentes no seu site e em todas as suas peças de comunicação. Outra coisa, apesar de pegarmos emprestado algumas técnicas jornalísticas, o texto de “Quem Somos” pode ser classificado como publicitário, permitindo assim que você trabalhe com metáforas, use a técnica palavra-puxa-palavra, que são palavras relacionadas ao segmento de atuação do cliente ou do mote escolhido. Enfim, encontre o seu estilo ao empregar personalidade e criatividade ao seu texto.
Palavras-chave: o uso das palavras-chave no seu “Quem Somos” são importantes porque fazem com que a sua empresa apareça nas ferramentas de busca, como o Google, aumentando assim o tráfego no seu site e a oportunidade de negócios. Use-as de forma natural e com moderação, ok?
Simplicidade e rapidez: para fazer com que o visitante da sua página se sinta confortável ao ler o seu texto, opte por palavras conhecidas e simples. Evite termos de “terno e gravata” ou de “vestido e salto alto”, para sermos justos com cada gênero. Prefira também a desconstrução de frases com muitas vírgulas e intercalações. Adote mais pontos finais para dar leveza, rapidez na leitura e compreensão ao seu “Quem Somos”.
Últimas considerações: após criar o seu texto, seja crítico e coloque-se no lugar do seu cliente potencial antes de publicá-lo. Outra dica, é observar o que as empresas fazem e fazer melhor, com estilo próprio. Nada disso é regra, mas dizer nas primeiras linhas o que a sua empresa é e o que ela faz de forma objetiva, já facilita muito para o público e para os seus negócios.
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