O sonho do próprio negócio enfim se realizou e a sua pequena empresa já começa a dar os primeiros passos. Agora, como saber quais ferramentas de comunicação são essenciais nessa fase e como investir certo, contando com um orçamento enxuto?
Nesse cenário, o diretor geral da Dmais1 Comunicação e Marketing, Leonardo de Souza, sugere um “kit de comunicação básico”, composto por seis ferramentas e materiais de comunicação essenciais para começar com o pé direito. São eles:
1 - Logotipo: é a criação da sua marca, o formato visual pelo qual a sua empresa será identificada pelo cliente. Ele pode ser aplicada de diversas formas, como em carros, banners, materiais de papelaria, entre outras.
2 - Cartão de visita: impresso com os dados de contato da sua empresa. Ele pode ser entregue aos clientes em reuniões, por exemplo. Mantém as portas abertas para as oportunidade de negócios.
3 - Papel timbrado: feito em formato personalizado, ele pode ser usado nos meios impresso ou digital para envio de contratos, orçamentos, propostas, entre outros.
4 - Criação de e-mail: uma conta de e-mail com o nome da sua empresa (e não @gmail.com ou @yahoo.com.br, por exemplo) transmite mais credibilidade ao seu cliente.
5 - Site: é uma ferramenta na qual o seu cliente vai poder conhecer mais sobre o seu pequeno negócio e também realizar compras. Hoje, há sites que são criados com programação rápida e simplificada e com preços bem em conta.
6 - Rede Social: um meio no qual o pequeno empreendedor vai poder interagir e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.
“Para desenvolver essas e outras soluções de forma personalizada e estruturada, é importante contar com a experiência de uma agência de comunicação especializada em micro e pequenos negócios, pois ela poderá elaborar estratégias de comunicação focadas em resultados e ajustadas ao seu limite orçamentário”, finaliza o diretor.
Comentários