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Principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas


Uma estratégia de marketing digital é parte importante do ativo de marketing de uma empresa, independe se a mesma está ou não fazendo negócios on-line. Isso funciona para empresas pequenas, médias ou grandes, mas especialmente para uma empresa menor.


O plano de marketing para um empreendimento local pode incluir muitos métodos de publicidade offline (panfletos, outdoors, pdv, etc.), mas incluir uma parte saudável das estratégias de marketing digital para pequenas empresas é tornar o negócio bem sucedido e maximizar as vendas na economia atual.


Uma pequena empresa que está fazendo a maioria ou a totalidade dos seus negócios on-line, precisa abraçar uma estratégia de marketing digital que ajude a ser vista pelos usuários online para que possa gerar resultados. Existem cinco áreas principais de marketing on-line que são de interesse para micro e pequenas empresas.


Alguns deles são mais importantes para empresas locais e offline, enquanto outros são mais eficazes como o e-commerce (lojas virtuais). Muitas empresas pequenas se envolvem em todas as cinco áreas de marketing que vamos explicar agora:


SEO ou Otimização para Mecanismos de Busca


Esta parte do marketing digital para pequenas empresas é fundamental porque proporciona a chance de competir com empresas maiores, sendo visível nos motores de busca, trazendo um conteúdo realmente relevante para seu público-alvo ou lista de contatos.


Uma vez que as pessoas usam motores de busca para encontrar produtos tanto online como localmente, é importante que sua empresa ocupe altos resultados de busca por palavras que se relacionam com o que você está vendendo.


As empresas profissionais de marketing na Internet oferecem este serviço sob o nome de otimização para mecanismos de pesquisa ou simplesmente SEO Marketing, que podem se certificar de que seu site está visível para aqueles que procuram seu produto ao usar um mecanismo de busca como, por exemplo, o Google, que filtra palavras chaves para que sua marca fique sempre em evidência na internet.


Marketing de Busca por Mapa (localização para lojas físicas)


Isso inclui otimização do site para resultados de pesquisa, mas, além disso, integra a função de um mecanismo de busca de mapas. Isto é especialmente verdadeiro com o “Google Meu Negócio”, onde sua empresa pode ser listada com informações de mapeamento e endereço, dando a um cliente potencial o que ele precisa para visitar seu estabelecimento.


Seu número de telefone e endereço do site também podem ser listados. O serviço ao cliente estará sempre disponível para ajudar alguém a decidir se eles estão interessados em seu produto ou serviço.


No “Google Meu Negócio”, você tem a possibilidade de aparecer logo no início do resultado de busca e ainda colocar fotos que valorizem sua empresa. É necessário uma atenção especial às avaliações e interações, por que isso aumenta a relevância da sua marca.


Junto com as outras ações sugeridas dentro das opções do marketing digital para pequenas empresas, consideramos essa a principal para negócios locais, ela deixa seu comércio visível nas pesquisas de localização e oferece sua empresa como a mais próxima para o usuário, isso casado com uma boa avaliação, gera muito mais visitas ao seu estabelecimento.


Marketing de Conteúdo


Esta estratégia gira em torno de dar uma informação ao cliente sobre o seu produto ou serviço, bem como informações em geral, ajudando a decidir qual é a melhor opção para solucionar a dúvida ou necessidade do seu público-alvo. Todo mundo está tentando vender, mas aqueles que podem informar e educar são mais propensos a obter vendas.


As pessoas atribuirão um certo nível de especialização a uma empresa, o que aumenta a confiança no consumidor. O marketing de conteúdo no passado foi feito com folhetos impressos e guias, mas hoje, isso pode ser feito com artigos e outras formas de informação no site da empresa ou pelas mídias digitais que está cada vez mais em alta.


Podemos criar materiais ricos como check-list, white paper, e-books e até infográficos que ajudam seu cliente a solucionar os principais desafios de seu dia a dia.


Marketing de Mídia Social


Este tipo de marketing pode ser complicado. Todos falam sobre mídias sociais, mas a verdade é que pode ser difícil para as empresas integrar as redes sociais com seus negócios de forma realmente efetiva.


O tipo de mídia utilizada, bem como a forma como é usada, depende do tipo de negócio que você possui. Para algumas empresas estarem em contato com seus clientes e dar-lhes notícias recentes pode ser um elemento importante de sucesso.


Esse contato pode ser feito através de mecanismos monetizados ou não. Como por exemplo: os links patrocinados para instagram e postagens no facebook que podem ser padronizadas ou não. Até mesmo as ferramentas do Linkedin e Twitter, que são menos utilizadas no Brasil.


Outros negócios podem ter sucesso usando as mídias sociais, informando os clientes das últimas ofertas e novas adições ao seu menu. O aspecto mais importante das mídias sociais é usá-las para fortalecer sua base de clientes para alcançar vendas recorrentes e reforçar as avaliações do seu negócio.


Para outros empreendimentos, os clientes efetuam a compra de seus dispositivos móveis e, por isso, o site é importante para a empresa, ou seja, deve estar em constante atualização e em estado de atenção para que sempre haja ferramentas e conteúdos novos, tendências de mercado e afins.


A marketing de influência tem se tornado fundamental para empresas de produtos e serviços, quando uma pessoa está procurando uma solução e nota que um amigo ou parente já teve contato com sua empresa e gostou, tende a fechar negócio muito mais rápido.


É necessário também estabelecer a noção de público alvo. Porque não adianta em nada o marketing digital de uma empresa disparar conteúdo para bilhões de usuários, mas não atingir aquele que tem interesse de compra. Por isso existem os estudos e estimações que chegam a uma estratégia e, posteriormente, a um resultado com base no que a empresa oferece comercialmente.


E-mail Marketing


Esta forma de marketing é crucial para uma pequena empresa online ou offline. Essencialmente, email marketing é sobre a construção de uma lista de clientes e potenciais clientes. Esta lista de nomes e e-mails são sobre pessoas interessadas em seu negócio e você recebe um feedback muito mais homogêneo porque eles optaram por estar na lista.


Se sua lista foi comprada ou adquirida de uma parceria de negócios, é fundamental que você faça um e-mail explicando como conseguiu esse contato e perguntando se aquele usuário tem real interesse em receber seu conteúdo. Isso melhora significamente seus resultados de entrega e ainda melhora o nível de relacionamento com sua base de leads.


Talvez tenham sido oferecidas futuras atualizações sobre produtos, bem como cupons para se inscrever. A medida que aumenta o número de usuários nessa lista, ela se torna mais valiosa. Na verdade, muitos profissionais de marketing consideram que isso, a longo prazo, é a mais importante estratégia de marketing de pequenas empresas, porque estabelece um canal exclusivo e imutável com seu clientes, evitando surpresas como a extinção da rede social usada ou mudança nas regras da plataforma que você usa para o relacionamento com o seu lead.


Se você tem uma pequena empresa, é necessário levar em consideração as cinco áreas acima do marketing digital. Formule um plano e combine-o com seus outros esforços de marketing.


Algumas dessas áreas de marketing serão mais importantes e eficazes, dependendo do seu segmento de atuação. Todos eles podem ter profissionais que o ajudam ou terceirizam se você não tiver a mão-de-obra para lidar com isso.


As estratégias de marketing digital para pequenas empresas muitas vezes são terceirizadas incluindo gestão de redes sociais, mecanismos de busca e marketing de pesquisa local, porque, a menos que você tenha tempo de se dedicar diariamente, é difícil permanecer nas múltiplas mudanças que ocorrem quando se trata de estratégia, porque criação de conteúdo não é tão fácil quanto parece. Carece de planejamento, tempo e temas a serem abordados.


Com conteúdo e e-mail marketing, você pode fazer muito sozinho(a), mas não deixe de perguntar aos especialistas conselhos de estratégia para ajudar você a começar. Mande sua dúvida por mensagem ou comente aqui, teremos um enorme prazer em lhe ajudar.


Até a próxima ;-)

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